Fonoaudiologia

Fonoaudiologia atua nas seguintes áreas, realizando Avaliação, Parecer e Tratamento:

Audiologia 

Atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos, através de terapias de reabilitação.

Linguagem

Com aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação na esfera citada desde a infância à vida adulta.

Motricidade 

Atua  na habilitação e reabilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, visando melhores condições de vida e de comunicação do paciente.

Voz 

Atua na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, o canto, por exemplo. Também poderá atuar com a prevenção de patologias vocais, na perícia vocal (fonoaudiologia forense), na assessoria, consultoria e condicionamento vocal.

Disfagia

Atua na avaliação e no diagnóstico  de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir (habilitar e/ou reabilitar) para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.

Fonoaudiologia Educacional

Atua na promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

Gerontologia

Atua na promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população. 

Fonoaudiologia Neurofuncional

Realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com alterações neurofuncionais provenientes de sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do Trabalho

Nesta área, o profissional participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde no que se refere a Fonoaudiologia.

Neurofonoaudiologia

Atua com intuito de prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

 

Fluência 

Atua na identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência, poderão tratar, por exemplo, pessoas com gagueira. 

 

TDAH; (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Adequação Sócio-Comportamental;

Autismo;

Transtorno Desafiador/Opositor;

Estimulação sensorial;

Oficina da Memória;

Preparação para Aposentadoria;

Distúrbios Psiquiátricos;

Distúrbios do desenvolvimento psicomotor e de aprendizagem;

Orientação ao cuidador e família;